quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

OS APROVEITADORES DA "CRISE"

Nos tempos que se avizinham em que a palavra “crise” aparece como um slogan tantas e tantas vezes apregoado por uma comunicação social mais interessada em resolver os seus próprios problemas do que os daqueles que os sustentam com as audiências, há sempre quem se aproveite e sobretudo se governe com alguma da histeria propositadamente induzida pelos agentes “noticieiros”.
Depois, é também tempo de aparecerem, sempre atentos, os costumeiros mercadores da salvação das alminhas, os pedintes esmolentos do costume, na sua maioria actores da teatrice das benzeduras, os históricos inúteis e os calaceiros que se governam quase sempre dos esbulhos a que psicologicamente chegam a sujeitar aqueles  que os ouvem,  infantilmente confiam ou, pior, acreditam.
Sobre estes santarrões relembremos VM Samael Aun Weor a este propósito, num texto que em nosso entender revela uma grande actualidade :

“Os nossos discípulos gnósticos devem ter extremo cuidado com os impostores. Na República da Colômbia, o senhor Israel Rojas R., chefe da Ordem Rosacruz Antiqua, jurava que um tal Bhekpati-Sinha, era um grande Mestre da Índia, discípulo de Gandhi e outros epítetos semelhantes. Em Cali, um fanático comia até as sobras da comida desse senhor. Todos os espiritualistas colombianos se ajoelhavam ante o adorável impostor. Felizmente não faltam homens inteligentes. Ocorreu a um discípulo nosso perguntar-lhe qual o seu endereço na Índia. O impostor deu o endereço de Sivananda.
Há um dito popular que diz: “Mais rápido cai um mentiroso que um coxo”. Bem rapidamente veio a resposta da The Divine Life Society, cujo original em inglês está em meu poder; esta carta diz o seguinte, textualmente, ao traduzi-la:

Dr. Kattam Umaña Tamines. Cali, Colômbia, SA
Saudações e adorações.
Em relação à sua amável carta e anexos, esta é para informar suas boas mercês que o senhor BheKpati Sinha, mencionado na sua carta, não tem ligações com as actividades da Sociedade de Vida Divina e é me completamente desconhecido. O mundo é suficientemente amplo para conter todos os homens. O cordato ou sábio tem que discriminar dentro de si, e por si só avançar para a sua própria meta, buscando sempre a emancipação dos outros.
A senda espiritual é precisamente chamada “senda do fio da navalha”; está cheia de obstáculos por dentro e por fora. Entre no silêncio do seu próprio coração. Encare o Silencioso ou íntimo.
Queira o Todo-Poderoso bendizê-los a todos com paz, bem-aventurança e suprema beatitude. Com as minhas considerações e meditação em OM.
Vosso Sivananda

Onde estavam então as faculdades maravilhosas do chefe rosacrruz?
Podem ser guias seguros semelhante classe de cegos?

Nós aconselhamos os nossos discípulos a não seguir ninguém. Que se sigam a si mesmos; cada qual deve seguir o seu resplandecente e luminoso Ser interno. Cada qual deve adorar o seu Eu Sou.
Nós rogamos, suplicamos, aos nossos discípulos que não nos sigam. Não queremos sequazes nem seguidores. Escrevemos este livro para que vós, meus amigos, escuteis o vosso próprio Mestre; segui-O.
Cuidai-vos de tantos falsos avatares que aparecem por estes tempos. Cuidai-vos dos impostores. Cuidai-vos das tentações sexuais. Não assistais jamais a centros espíritas: os médiuns poderão facilmente desviar-vos da Senda.
Muitos discípulos caíram horrivelmente por estas três perigosas causas. Fugi destes três graves perigos para que não percais as vossas Iniciações e graus”


In Os Mistérios Maiores – As Iniciações Secretas de Jesus - Samael Aun Weor (Primeira Edição publicada em 1959) Reedição da:
IGB Editora - Brasil

JFM – Lisboa – PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário