quinta-feira, 16 de junho de 2011

ANUBIS

Anúbis é um deus egípcio geralmente retratado como um homem com cabeça de chacal, ou um chacal negro em posição de esfinge (este último geralmente guardando algo ou alguém) Anúbis, o Juiz dos Mortos também conhecido como Anupu, ou Anpu, é o antigo deus egípcio dos mortos e do submundo. 
  

 Anúbis no Egipto
Anúbis é filho de uma união extraconjugal entre Nephtys e Osíris, onde a primeira, esposa do terrível deus Set, faz-se passar por Ísis, a verdadeira esposa de Osíris para poder desfrutar de seu amor incondicional. Temendo a vingança cruel de Seth ao descobrir sobre sua gravidez, Néftis, também mãe de Sebek (o deus com cabeça de crocodilo) esconde o bebé Anúbis num pântano, onde mais tarde Ísis, sua tia, o encontra e cria longe do alcance maléfico de seu tio Seth.
Anúbis então adulto adquire as inúmeras tarefas como deus da morte e do submundo, e todos os aspectos a eles relacionados, como o julgamento, ritos de passagem e as tarefas de embalsamamento. Mais tarde, com a morte de Osíris por seu tio Seth, depois  de  Ísis e Néftis terem reunido os pedaços esquartejados, Anúbis voluntariasse para trazê-lo de volta a “vida”, através das práticas de mumificação e do seu infinito conhecimento sobre a pós-vida, tendo sido assim criada a primeira múmia do Egipto e do mundo.
Após este ato Osíris, que originalmente era um deus da agricultura, pela sua presença de morto-vivo e de divindade maior, “usurpa” então os aspectos de Anúbis, de deus da morte e do submundo.

Anúbis então passa a dedicar-se aos outros aspectos relacionados a Morte. Passa a guiar as almas através do submundo, até os salões do julgamento, onde ele também pesa o coração das alma contra a pena, na balança de Maat, a deusa da justiça, do equilíbrio e da verdade, em tribunal presidido por Osíris, Toth e 42 deuses menores, cada um incumbido de julgar uma das 42 confissões que a alma deveria ter feito.
Era igualmente o protetor da cidade de Cinópolis, o patrono dos embalsamadores  e dos conhecimentos obscuros. 

Anúbis fora do Egito
Após as invasões Gregas em 332a.c. e Romanas em 31a.c., onde apenas um ano mais tarde o Egito se tornaria um estado subjugado a Roma, muitos de seus deuses foram "exportados", entre eles Ísis, Toth e Anúbis, que mais tarde, formaria junto com Hermes um híbrido conhecido como Hermanúbis. E as mumificações e necrópoles tornaram-se muito mais populares e espalhadas pelos impérios Grego e Romano, que continuam a surpreender pelo seu estilo diferenciado.

 Fonte: http://www.ocultura.org.

JFM - Lisboa - Portugal
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário