quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONSULAMENTUM









O CONSULAMENTUM era um rito onde os sacerdotes cátaros, ou bons homens e boas mulheres, como se auto denominavam e eram assim chamados a partir do momento em que recebiam tal sacramento. Ele representava simbolicamente a morte da relação com o mundo corrompido. Os crentes ou credentes (croyants) eram os simpatizantes da doutrina cátara e somente recebiam o consolamentum nos momentos que antecediam sua morte.

O consolamentum era um batismo espiritual, como descrito no Novo Testamento, onde a prática do ritual pela  água foi revogada e o batismo de fogo implementado. Apenas um Parfait ("um Perfeito") poderia administrar o consolamentum, o que significa que cada novo Parfait estava no final de uma cadeia de Parfaits antecessores que os ligavam tal como os Apóstolos ao próprio Jesus.

Foi a cerimonia mais importante na teologia cátara, marcando a transição do crente comum (auditore ou credente) para Parfait, um dos eleitos. Durante a cerimonia, o Espírito Santo, acreditavava-se, descia dos céus e habitava o corpo do Parfait. Foi em grande parte devido à  presença do Espírito Santo que dos Parfaits eram esperadas vidas e condutas ascéticas que motivavam os credentes a mais que os adorar, respeitar.

A cerimonia era impressionante na sua simplicidade. Eram necessários materiais tais como água, óleo da unção, que a Igreja Romana ainda preserva  da antiga Igreja Gnóstica. Os Cátaros alegavam que o rito tinha sido ensinado por Cristo, e que fora transmitida de geração em geração pelos “homines boni”. Para os católicos da época, o rito era, na verdade, um mistério e por perseguirem os Gnósticos inventaram uma explicação que o rito cátaro era uma imitação distorcida de vários rituais católicos.

O consolamentum apenas era ministrado aos crentes moribundos doentes ou feridos, ou perante a expectativa da morte. Quando eles morriam tudo se resolvia, porque a morte os defendia da conduta pecaminosa. Ao invés, se por qualquer razão sobreviviam eram obrigados a levar uma conduta de Parfaits. Com esperança, muitos deles, levavam então esse tipo de vida com o comportamento condizente e esperada. Uma vez recuperados, eram agora veerdadeiros Parfaits que presumivelmente se esperava um comportamento condizente. Algumas autoridades, no entanto diferenciavam e estabeleciam uma diferença entre o batismo dos Perfeitos, "Solace", e o  batismo concedido ao moribundo para a remissão de seus pecados. Neste caso, aqueles que recebiam o batismo 'Solace' e sobreviviam, eram compelidos a fazer em seguida, um treino normal e receber o Consolamentum novamente para se tornar um membro pleno funcionamento dos Eleitos.

Tal como AQUI
se pode ler "Como um catecúmeno da Igreja primitiva - práticas cátara refletiam o uso antigo - um crente tinha que passar por um período de provação, normalmente, pelo menos um ano, durante o qual ele era instruído na fé e disciplinado em uma vida de ascetismo rigoroso”
O Consulamentum era o único sacramento praticado pelos antigos Gnósticos



JFM - Lisboa - PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário