quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AS MANIFESTAÇÕES DO EGO


Todas as manifestações egoicas são um desastre, uma aberração, uma perca de energia, um delito de lesa-majestade para com o Intimo, um peso para a nossa Consciência.
Nenhuma delas pode fazer recuperar o controlo interno; pouco de positivo podem ter as emoções negativas (que são manifestações do ego); muito menos de santas ou sagradas.
Também não é verdadeiro que o reprimir das emoções as torne negativas, elas já são negativas por si mesmas, na sua origem e na sua expressão.

Por isso se ensina, na Psicologia Gnóstica, que temos que reprimir, quando incitados, as expressões egoicas, as emoções, pensamentos e ações negativas sempre e quando nos identificamos com tal ou qual situação.
O problema está em que não devemos nos ficar só na NÃO Identificação e
refrear a ação para não  dar alimento ao Ego, devemos, logo, em Meditação profunda, estudar, analisar, compreender e eliminar, os "atores" desses dramas, comédia ou tragédia da nossa vida, devemos digerir essas impressões que motivaram a emoção negativa, o pensamento negativo, a ação negativa, porque esses "atores", já o sabemos, são os nossos defeitos de tipo psicológico.

Depois e após ter observado, compreendido e eliminado os nossos defeitos de tipo psicológico, se adquirimos a "Sapiência do Pecado", é porque a Revelação Gnóstica do Ser se tornou presente e nos deu essa sabedoria, não porque o Ego ou a emoção negativa que o representa no-la tenha outorgado.

Os dados que nos causam tais emoções são corretos, mas há que expressar o nosso desacordo com aquilo que nos engana, sempre de acordo com a Doutrina.

Texto de César Owen- Traduzido e adaptado do espanhol.

JFM - Lisboa - PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário