quinta-feira, 26 de julho de 2012

SUCESSOS PESSOAIS

A plena auto-observação intima de si mesmo é inadiável quando se trata de descobrir estados psicológicos equivocados. 
Sem dúvida, os estados interiores equivocados podem ser corrigidos mediante procedimentos adequados. Sabendo-se que a vida interior é o imã que atrai acontecimentos externos, precisamos, urgentemente, eliminar da nossa mente os estados psicológicos equivocados. 
Portanto, corrigir os estados psicológicos equivocados é indispensável, quando se quer alterar profundamente a natureza de certos eventos indesejáveis. 
Alterar a nossa relação com determinados eventos é possível se eliminarmos do nosso interior certos estados psicológicos equivocados.
Situações exteriores destrutivas podem transformar-se em inofensivas e até construtivas mediante a inteligente correção dos estados interiores equivocados. 
Quando alguém se purifica internamente pode mudar a natureza dos eventos desagradáveis que lhe acontecem. 
Quem jamais corrige os seus estados psicológicos equivocados, crendo-se muito forte, converte-se em vítima das circunstâncias. Pôr em ordem a nossa desordenada casa interior é fundamental quando se deseja mudar o curso de uma existência infeliz. 
As pessoas queixam-se de tudo; protestam, sofrem, choram, gostariam de mudar de vida, sair do infortúnio em que se encontram, mas, infelizmente, não trabalham sobre si mesmas. As pessoas não querem dar conta que a vida interior atrai as circunstâncias exteriores. 
Logo, se as circunstancias são absurdas, deve-se aos estados interiores absurdos. 
O exterior é tão só o reflexo do interior. Quem muda interiormente, dá origem a uma nova ordem das coisas. Os eventos exteriores jamais poderiam ser tão importantes quanto o modo de reagir diante deles. - Permaneceste calmo diante de um insultador? Recebeste com agrado as manifestações desagradáveis dos teus semelhantes? De que maneira reagiste diante da infidelidade do ser amado? Deixaste-te levar pelo veneno dos ciúmes? Mataste? Estás na prisão? 
Os hospitais, os cemitérios, as prisões estão cheias de equivocados sinceros que reagiram de forma equivocada frente aos eventos externos. A melhor arma que um homem pode usar na vida é um estado psicológico correto. 
Alguém pode amansar feras e desmascarar traidores mediante estados interiores apropriados. 
Os estados interiores equivocados convertem-nos em vítimas indefesas da perversidade humana. Aprenda a enfrentar as ocorrências mais desagradáveis da vida prática com uma atitude interior apropriada. 
Não se identifique com nenhum acontecimento e lembre-se que tudo passa...
Aprenda a ver a vida como um filme e colherá benefícios dessa atitude. Não esqueça que acontecimentos sem nenhum valor podem levar a desgraça, se não eliminares da tua mente os estados interiores equivocados. 
Cada evento exterior necessita, sem duvida, do registro apropriado seja, do exato estado psicológico.

in "Psicologia Revolucionária"  Edição IGB/Fundasaw- Cap. 9

JFM _Lisboa - Portugal

quinta-feira, 19 de julho de 2012

UMA "ESTORINHA"


Paulo, recebeu de seu irmão, como presente de Natal, um automóvel. No dia da consoada, quando saía do escritório, reparou num rapazinho que admirava o brilho do carro novo. Metro a metro dando voltas… 
- Este carro é seu senhor? Perguntou-lhe o miúdo. 
Acenou que sim com a cabeça acrescentando, 
- Foi um presente do meu irmão.
Abriram-se de espanto os olhos da criança que balbuciou:
- Isso significa que não lhe custou nada. - Oxalá…
Paulo pensou que o resto da frase seria algo como … “ eu tivesse um irmão assim”.. 
Foi comovido que ouviu:
-Oxalá…eu possa um dia SER um irmão assim. 
E Paulo chorou - ele e eu. 

JFM -Lisboa - Portugal

(Texto sob uma  ideia de autor anónimo traduzido e adaptado)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

COMO MEDITAR CAMINHANDO

1.Não propósito. 
Ao caminhar não te foques em nenhum propósito em particular. Desfruta simplesmente o facto de caminhar. Permite-te desfrutar e observar intensamente sem nenhum julgamento cada passo que dês. 

2. Desapego. 
Liberta-te de tuas preocupações e ansiedades enquanto caminhas. Ao entrar nesta dinâmica de caminhar conscientemente, não há cabimento para nenhum outro pensamento que não seja o de estar atento ao presente. Caminha uns quantos minutos simplesmente pelo fato de caminhar. 

3. Sorri como o Buda. 
Procura que se assome ao teu rosto um leve sorriso, como o Buda, enquanto caminhas, e sentirás uma profunda sensação de paz, serenidade e bem-estar total. "Ao sorrir todo teu ser se renova e tua prática fortalece-se. Não tenhas medo de sorrir." 

4. Respira conscientemente. 
Este é um dos aspetos mais importantes desta prática. Respirar conscientemente significa estar presente a cada inalação e a cada exalação. Presta atenção a tua respiração enquanto caminhas. 

5. Conta teus passos. 
Uma boa ajuda ao princípio é contar os passos quando inalas e exalas. Se no momento de tomar o ar já demoras 4 passos, conta mentalmente do 1 ao 4. Se ao exalar só levas 3 passos conta de 1 ao 3 sem tentar controlar ou compassar. Simplesmente converte-te num observador de tua respiração. 

6. Gathas. 
Também, em lugar de números podes pronunciar palavras com o ritmo da tua respiração. Podes seguir o ritmo, por exemplo com a palavra Aqui/Agora. Se dás quatro passos com a inalação podes dizer com a cada passo "aqui", "aqui" , "aqui", "aqui". e na exalação: "agora", "agora", "agora". Podes utilizar qualquer palavra ou frase que faça sentido para ti, como as palavras Chegando/ Casa. Sente-te livre de usar tua criatividade e usar palavras que ressoem dentro de ti. 

7. Caminha como um Imperador. 
Caminha com segurança como se fosses o soberano deste planeta. Que cada passo que dês seja uma afirmação ou um mandato real para a Paz e a felicidade da terra. 

8. Passos de flor de lótus. 
Visualiza que a cada passo que dás, da terra, brota uma formosa e radiante flor de lótus ou a flor de tua preferência. Esta técnica em particular poderá parecer-te estranha mas vale a pena tentar. O sentimento de arraigo e plenitude desta prática está para além das descrições que possam fazer. 

9. Caminha quando estiveres incomodado. 
Em certas ocasiões quando mais precisamos destas ferramentas é quando mais objetamos: "Não estou de humor para isso" ou "quando se passe o enfado fá-lo-ei". No entanto, é nesses momentos em que mais precisamos. É por que deves insistir na prática destas técnicas, para que te seja mais fácil fazeres uso delas quando mais necessites. 

10. Aproveita o momento. 
Não existe o momento perfeito para caminhar conscientemente. Não te limites a programar "um espaço" para meditar caminhando. Ainda que o ideal seja a escolha de um caminho inspirador, a tua realidade pode ser muito diferente. Aproveita cada momento do dia para caminhar conscientemente. Quando vais para o meio de transporte caminha conscientemente. Quando estiveres na rua, no “shopping”, simplesmente não te esqueças de sorrir e aproveita o momento.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SETE REGRAS

1a. Leva todos os teus atos com um propósito. Todas as coisas até ao fim. Que eles sejam na procura e descoberta do Essencial. Foca toda sua atenção nisso e usa como armas o que é nobre, bom, belo e para o conseguir, remove todos os obstáculos que se interponham.

 Assim florescerão as Rosas sobre tua Cruz. 

 2a. Alegra-te. Que o contentamento e a Alegria, transbordem de todos os poros da tua Alma e que até as mínimas impressões, culminem em íntimo prazer. A tua essência é divina e Deus está em todo o existe e é percetivel no mais ínfimo organismo. 

Assim florescerão as Rosas sobre tua Cruz. 

3a. Aprende a respeitar a opinião sincera dos demais. Se achares que estão errados, com sensatez, faz-lhes ver a tua razão mas nunca os desiludas ou lhes refiras os erros ou desaires. O Essencial, o Divino, fala também com demais homens e tudo é uma questão de evolução para que se aproximem mais ou menos da Verdade. 

Assim florescerão as Rosas sobre tua Cruz. 

 4a. Sal diariamente ao ar livre e admira a Natureza. Alegra-te e regozija-te do Sol, do Céu, do Ambiente, das Flores, do mísero vermezinho que se arrasta ao cimo de terra. Observa que em todo isso existe a Divindade e em tudo o alenta o Essencial. 

Assim florescerão as Rosas sobre tua Cruz. 

5a. Sê fiel para teus amigos e terás amigos fiéis, porque dentro deles estás tu. Ainda que sendo uma Entidade separada e isolada, não és mais que uma expansão do Divino. Medita-o, compreende-o, ajusta o teu comportamento a tudo isto e procura o Essencial. 

Assim florescerão as Rosas sobre tua Cruz. 

6a. Relaciona-te com todos, mas prefere aqueles que saibam mais que tu, para extrair deles a substância do que tiverem aprendido. Então conhecê-los-ás e amá-los-ás e tua observação fár-te-á ver, que são como tu, mas que o Essencial, o Divino, é o que eles sabem… e tu não. 

Assim florescerão as Rosas sobre tua Cruz. 

7a. Concentra-te todos os dias. Estuda para que a tua atenção não se detenha em coisas acessórias ou secundárias. Faz sempre um exame de consciência e responde a ti mesmo. Se não pudeste estar atento ao Essencial, cuida de te emendar na procura diária da Essência Divina que fervilha em todo o existente porque assim progredirás, serás feliz e…  

Assim as Rosas florescerão sobre tua Cruz. 


JFM -Lisboa PORTUGAL