1.Não propósito.
Ao caminhar não te foques em nenhum propósito em particular. Desfruta simplesmente o facto de caminhar. Permite-te desfrutar e observar intensamente sem nenhum julgamento cada passo que dês.
2. Desapego.
Liberta-te de tuas preocupações e ansiedades enquanto caminhas. Ao entrar nesta dinâmica de caminhar conscientemente, não há cabimento para nenhum outro pensamento que não seja o de estar atento ao presente. Caminha uns quantos minutos simplesmente pelo fato de caminhar.
3. Sorri como o Buda.
Procura que se assome ao teu rosto um leve sorriso, como o Buda, enquanto caminhas, e sentirás uma profunda sensação de paz, serenidade e bem-estar total. "Ao sorrir todo teu ser se renova e tua prática fortalece-se. Não tenhas medo de sorrir."
4. Respira conscientemente.
Este é um dos aspetos mais importantes desta prática. Respirar conscientemente significa estar presente a cada inalação e a cada exalação. Presta atenção a tua respiração enquanto caminhas.
5. Conta teus passos.
Uma boa ajuda ao princípio é contar os passos quando inalas e exalas. Se no momento de tomar o ar já demoras 4 passos, conta mentalmente do 1 ao 4. Se ao exalar só levas 3 passos conta de 1 ao 3 sem tentar controlar ou compassar. Simplesmente converte-te num observador de tua respiração.
6. Gathas.
Também, em lugar de números podes pronunciar palavras com o ritmo da tua respiração. Podes seguir o ritmo, por exemplo com a palavra Aqui/Agora. Se dás quatro passos com a inalação podes dizer com a cada passo "aqui", "aqui" , "aqui", "aqui". e na exalação: "agora", "agora", "agora". Podes utilizar qualquer palavra ou frase que faça sentido para ti, como as palavras Chegando/ Casa. Sente-te livre de usar tua criatividade e usar palavras que ressoem dentro de ti.
7. Caminha como um Imperador.
Caminha com segurança como se fosses o soberano deste planeta. Que cada passo que dês seja uma afirmação ou um mandato real para a Paz e a felicidade da terra.
8. Passos de flor de lótus.
Visualiza que a cada passo que dás, da terra, brota uma formosa e radiante flor de lótus ou a flor de tua preferência. Esta técnica em particular poderá parecer-te estranha mas vale a pena tentar. O sentimento de arraigo e plenitude desta prática está para além das descrições que possam fazer.
9. Caminha quando estiveres incomodado.
Em certas ocasiões quando mais precisamos destas ferramentas é quando mais objetamos: "Não estou de humor para isso" ou "quando se passe o enfado fá-lo-ei". No entanto, é nesses momentos em que mais precisamos. É por que deves insistir na prática destas técnicas, para que te seja mais fácil fazeres uso delas quando mais necessites.
10. Aproveita o momento.
Não existe o momento perfeito para caminhar conscientemente. Não te limites a programar "um espaço" para meditar caminhando. Ainda que o ideal seja a escolha de um caminho inspirador, a tua realidade pode ser muito diferente. Aproveita cada momento do dia para caminhar conscientemente. Quando vais para o meio de transporte caminha conscientemente. Quando estiveres na rua, no “shopping”, simplesmente não te esqueças de sorrir e aproveita o momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário