quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PALAVRAS DO DALAI LAMA



A maioria dos cinco ou seis mil milhões de seres que habitam o nosso planeta, provavelmente não praticam qualquer tipo de religião. De acordo com a formação que tiverem recebido da sua família talvez se identifiquem com este ou aquele grupo religioso: “Eu sou hindu”, “Eu sou budista”, “Eu sou Cristão”, mas em profundidade a maioria destas pessoas, não são necessariamente praticantes de nenhuma fé religiosa. Isto é assim; o fato de uma pessoa não adotar nenhuma religião é um direito que só a cada um diz respeito. Todos os grandes Mestres da antiguidade, tais como Buda, Mahatma, Jesus Cristo e Maomé, nunca conseguiram criar uma consciência espiritual em toda a humanidade, em todos os seres humanos. Na realidade ninguém pode fazer tal coisa. Se as pessoas não crentes se chamam a si mesmo de ateias não importa. De fato, segundo alguns eruditos ocidentais, os budistas também são ateus, isto porque não aceitam o conceito de um criador. Por isso, às vezes, acrescento uma palavra mais ao descrever os não crentes, a palavra “extremista”; chamo-lhes não crentes “extremistas”. Todavia, devemos recordar que eles são parte da humanidade e que, como todos os seres humanos, têm o desejo de ser felizes, de viver uma vida feliz e em paz. Este é um ponto importante.

Extrato do livro “As Leis da Vida”  - Dalai Lama


JFM - Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário