quinta-feira, 11 de abril de 2013

A ALDEIA




A história que vou contar, parece ser de origem turca, é de grande sabedoria:
Numa pequena e pacífica aldeia, vivia um sábio. Num dia, de repente, todas as galhinhas apareceram mortas. Então os aldeãos vão ter com o sábio e perguntam-lhe:
-Que diz você disto, é uma maldição?
-Não -responde o sábio  - é algo bendito. Não posso dizer-vos a razão, mas é para nosso bem.
Os aldeãos vão-se tornando apreensivos dizendo que o sábio envelhecera demais.
Ao dia seguinte todos os cães despertam, paralisados. Os aldeãos regressam de novo ao sábio.
-E agora, diga-nos, isto é bom ou é mau?
-É bom!
Ao terceiro dia, todos os fogos se apagam. Não funcionam as cozinhas, nem os fornos para o pão, nem o aquecimento, não podem acender uma tocha. Correm outra vez a cabana do sábio.
-Agora sim, é verdadeiramente uma maldição!
-Não, é para nosso bem!
- Como pode dizer-nos que tudo isto é bom: que nossas galinhas morram, os cães se paralisem e os fogos se apaguem? Ficou louco? Já não acreditamos mais em si….!
Nesse momento uma quadrilha de bandidos passa perto de a aldeia. Todos os aldeãos se aterrorizam pensando que serão roubados. Ocultam-se retendo o mais que podem sua respiração. Mas o chefe dos ladrões observa as ruas vazias e diz:
 - Não há galhinhas, não há cães, não sai fumo das chaminés, aqui não vive ninguém. Vamos embora! E é assim que os aldeãos se salvaram de uma morte certa.

Às vezes sucedem-nos coisas que sentimos como uma catástrofe.
No entanto, quando tens uma grande perda, o mundo te dá um bem maior que não esperavas. A perca e o adquirido equilibram-se. Mas, se não estás de acordo com a espiritualidade da vida, todo o que te sucede te parece totalmente nefasto, a semelhança dos aldeãos do conto.
Se te privarem de algo, pergunta-te se não és tu quem tem dado azo a isso, e dirás que, talvez, isso seja para teu bem.
Bem como os aldeãos perdem a seus animais e seu fogo, nós, que vivemos numa época difícil, estamos a perder antigas amarras que nos davam a segurança. Estávamos atados a uns costumes, a uma moral religiosa, a uma cultura, a umas ideias políticas, a um sistema económico. Tudo isto nos decepcionou. O mundo tem entrado em crise. E os indivíduos também.
O mundo, com suas leis caducas, não nos pede o nosso parecer. Quem se ocuparam do poder, não nos deixam ser o que somos, obrigam-nos a ser o que eles querem que sejamos. Devemos lutar e trabalhar para enriquecer às grandes multinacionais. É isto uma maldição? Não, é para nosso bem!
Tal como a crisálida que se retorce para dar origem a uma borboleta, a situação actual, onde até o planeta se mexe, nos impulsiona para um acordar iminente da consciência.
Aprendamos a ser livres, a desprender-nos de todo o que não é autêntico: ousaremos demolir os limites inculcados em nossa mente por culturas que durante séculos têm impedido a mudança, a mutação, para assim, em nome da tradição, tentar escravizarmos.
Entre a dispersão subjetiva, pensar uma coisa, amar outra, desejar outra e fazer outra coisa, elegeremos a unidade, para assim nos bastar a nós mesmos, aprendendo a amar libertos do Eu, (do ego escravizante) reconhecendo que somos uma obra divina.
Então, sem chefes tiranetes, seremos donos de nós mesmos, (mediante o trabalho consciente dos três factores da revolução da consciência) com confiança total no nosso destino, na união com todos e na aceitação como pátria do Planeta Terra.




JFM - Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário